Pular para o conteúdo principal

Questões de Revisão Aulas Cursinho - Até Março

 

01)  Em relação ao primeiro ciclo econômico propriamente dito estabelecido no Brasil, analise as assertivas a seguir.

I - A opção pelo cultivo do açúcar deu-se em função de fatores como a intensa procura no mercado europeu e adaptação ao e clima e solos brasileiros.

II - Os comerciantes portugueses e holandeses, financiadores do empreendimento açucareiro, estimularam o desenvolvimento da agricultura familiar, produtora em larga escala para o mercado interno e externo.

III - As grandes propriedades açucareiras eram conhecidas como Engenhos. O engenho não era somente o local do cultivo do açúcar, mas tudo o que existia nas grandes propriedades, desde a lavoura até a senzala e a capela.

Quais estão corretas?

a)     Apenas I.

b)    Apenas II.

c)     Apenas I e II.

d)    Apenas I e III.

e)     Apenas II e III.

D

 

02)   E então, por cerca de trinta anos, aquele vasto território seria virtualmente abandonado pela Coroa portuguesa, sendo arrendado para a iniciativa Privada e se tornando uma imensa fazenda extrativista de pau-brasil. Iriam se iniciar, então, as três décadas menos documentadas e mais desconhecidas da História do Brasil. Náufragos, Traficantes e Degredados - As Primeiras Expedições do Brasil Assinale o período histórico analisado pelo texto acima e suas características.

a)     Período Colonial, caracterizado pela monocultura e economia exportadora de cana-de-açúcar;

b)    Economia mineradora, marcada pelo povoamento da área mineira e intensa vida urbana;

c)     Período Pré-Colonial, fase de feitorias, economia extrativista, utilização do escambo com os nativos, ausência de colonização sistemática;

d)    Fase da economia cafeeira, com acumulação interna de capitais e sem grandes mudanças na estrutura de produção;

e)     Período Joanino, de grande abertura comercial e profundas transformações culturais;

 

C

03)  Nos primórdios do sistema colonial, as concessões de terras efetuadas pela metrópole portuguesa pretendiam tanto a ocupação e o povoamento como a organização da produção do açúcar, com fins comerciais. Identifique a alternativa correta sobre as medidas que a Coroa portuguesa adotou para atingir esses objetivos.

a)     Dividiu o território em capitanias hereditárias, cedidas aos donatários, que, por sua vez, distribuíram as terras em sesmarias a homens de posses que as demandaram.

b)    Vendeu as terras brasileiras a senhores de engenho já experientes, que garantiram uma produção crescente de açúcar.

c)     Dividiu o território em governações vitalícias, cujos governadores distribuíram a terra entre os colonos portugueses.

d)    Armou fortemente os colonos para que pudessem defender o território e regulamentou um uso equânime e igualitário da terra entre colonos e índios aliados.

e)     Distribuiu a terra do litoral entre os mais valentes conquistadores e criou engenhos centrais que garantissem a moenda das safras de açúcar durante o ano inteiro.

A

 

 

 

04)  Apesar da ênfase dada ao açúcar, a economia colonial não se esgotava nas plantações desse produto (...). Havia os pequenos produtores de alimentos que abasteciam os engenhos e as cidades (...). Nunca, desde o início da instalação da agroindústria, houve a diminuição do volume de açúcar produzido nas áreas a eles destinadas. (...) As mais ricas regiões produtoras de açúcar da Bahia tinham muitos braços para o trabalho.

 

(Disponível em: http://pequenaantropoIoga.blogspotcombr/ZO'I1/07/fichamento- montagem-da-economiahtml.)

 

O texto se relaciona à economia colonial. Nesse contexto, o plantation, utilizado não só na América Portuguesa, mas também nas outras colônias americanas, foi caracterizado basicamente pelos seguintes elementos:

a)     Policultura, importação, Iatifúndio e colonato.

b)    Monocultura, balança comercial, parceria e escambo.

c)     Monocultura, Iatifúndio, exportação e trabalho escravo.

d)    Policultura, minifúndio, subsistência e trabalho compulsório.

e)     Monocultura, Minifundio, Balança Comercial e PIB

 

C

 

05)  A fuga da corte portuguesa para o Brasil, idealizada pela Inglaterra, ocorreu a partir da iminência de uma invasão a Portugal. Essa invasão seria perpetrada por qual Estado da época?

 

a)     Espanha

b)    França

c)     Prússia

d)    Holanda

e)     Índia

B

 

06)  Em 1808, após a vinda da corte portuguesa para o Brasil, foi criada uma importante instituição econômica em terras brasileiras. Estamos falando da(o):

a)     Controladoria Geral

b)    Banco do Brasil

c)     Academia Militar

d)    Museu Nacional

e)     Banco de Algarve

B

 

07) Dali avistamos homens que andavam pela praia, obra de sete ou oito. Eram pardos, todos nus. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Não fazem o menor caso de encobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto. Ambos traziam os beiços de baixo furados e metidos neles seus ossos brancos e verdadeiros. Os cabelos seus são corredios.

Fonte: CAMINHA, P. V. Carta. RIBEIRO, D. et al. Viagem pela história do Brasil: documentos. São Paulo: Companhia das Letras, 1997 (adaptado).

O texto é parte da famosa Carta de Pero Vaz de Caminha, documento fundamental para a formação da identidade brasileira. Tratando da relação que, desde esse primeiro contato, se estabeleceu entre portugueses e indígenas, esse trecho da carta revela a

a)     preocupação em garantir a integridade do colonizador diante da resistência dos índios à ocupação da terra.

b)    postura etnocêntrica do europeu diante das características físicas e práticas culturais do indígena.

c)     orientação da política da Coroa Portuguesa quanto à utilização dos nativos como mão de obra para colonizar a nova terra.

d)    oposição de interesses entre portugueses e índios, que dificultava o trabalho catequético e exigia amplos recursos para a defesa recursos para a defesa da posse da nova terra.

e)     abundância da terra descoberta, o que possibilitou a sua incorporação aos interesses mercantis portugueses, por meio da exploração econômica dos índios.

B

 

08)  Os portugueses chegaram ao território, depois denominado Brasil, em 1500, mas a administração da terra só foi organizada em 1549. Isso ocorreu porque, até então:

a)     os índios ferozes trucidavam os portugueses que se aventurassem a desembarcar no litoral, impedindo assim a criação de núcleos de povoamento;

b)    a Espanha, com base no Tratado de Tordesilhas, impedia a presença portuguesa nas Américas, policiando a costa com expedições bélicas;

c)     as forças e atenções dos portugueses convergiam para o Oriente, onde vitórias militares garantiam relações comerciais lucrativas;

d)    os franceses, aliados dos espanhóis, controlavam as tribos indígenas ao longo do litoral, bem como as feitorias da costa sul-atlântica;

e)     a população de Portugal era pouco numerosa, impossibilitando o recrutamento de funcionários administrativos.

 

C

 

09)  O açúcar e suas técnicas de produção foram levados a Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando. Nessa época passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoras.

(Fonte: CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo: Atual, 1996).

Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início a colonização brasileira, em virtude de

a)     o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.

b)    os árabes serem aliados históricos dos portugueses.

c)     a mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente.

d)    as feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto.

e)     os nativos da America dominarem uma técnica de cultivo semelhante.

A

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Venezuela

Exercícios de Carnaval e Gabarito

  Questão 01 Leia o texto a seguir. O que o português vinha buscar era, sem dúvida, a riqueza, mas riqueza que custa ousadia, não riqueza que custa trabalho. A mesma, em suma, que se tinha acostumado a alcançar na Índia com as especiarias e os metais preciosos. Os lucros que proporcionou de início, o esforço de plantar a cana e fabricar o açúcar para mercados europeus, compensavam abundantemente esse esforço – efetuado, de resto, com as mãos e os pés dos negros –, mas era preciso que fosse muito simplificado, restringindo-se ao estrito necessário às diferentes operações. De acordo com o texto e os conhecimentos históricos, a implantação da economia açucareira significou, para Portugal: A)  o desenvolvimento da exploração do território brasileiro de forma simplificada, pois os portugueses não estavam dispostos a investimentos elevados e complexos no campo produtivo. B)  a possibilidade de implantar um sistema cooperativo, em que os lucros eram divididos com os trabalhadores negros de ac